O bolo de milho não se limita apenas à época de festa junina: ele é uma das receitas caseiras mais queridas por muitas famílias brasileiras. E a melhor parte é que os adeptos do estilo de vida vegano não precisam abrir mão dele!
Afinal, há versões veganas deliciosas desse bolo. Que tal descobrir e aprender a preparar uma delas? Até mesmo aqueles que não são veganos vão desejar uma fatia!
Usando ingredientes como flocão (farinha de milho para cuscuz), farinha de trigo, leite de coco e açúcar, essa iguaria não é difícil de fazer!
Depois de experimentar essa delícia, não perca a oportunidade de conhecer outras receitas veganas, como o bolo de fubá e o bolo de aveia.
Mas antes de mais nada, você não pode deixar de provar o bolo de milho vegano. Portanto, aprenda o passo a passo dessa receita e corra para a cozinha para colocar a mão na massa!
Ingredientes para o bolo de milho vegano
- 1 e 1/2 xícaras, ou 3 espigas médias, de milho verde cru (pode usar a mesma medida de milho de lata em conserva)
- 1 xícara de leite de coco (você pode optar por usar sua receita caseira ou utilizar o de supermercado)
- 1/3 de xícara de óleo vegetal (neste caso eu preferi utilizar óleo de coco)
- 1 colher (de sopa) de vinagre de maça ou branco
- 3/4 de xícara (de chá) de açúcar demerara (também pode ser utilizado o açúcar cristal)
- 1 pitada de sal
- 1 colher (de sopa) de fermento químico em pó
- 1 xícara (de chá) de fubá
- 1/2 xícara de coco ralado não adoçado
Modo de Preparo
- Préaqueça o forno a 210ºC.
- Unte com óleo e polvilhe com fubá uma forma de buraco no meio com 18 cm de diâmetro (pode ser uma forma maior, porém o bolo ficará mais baixo).
- No recipiente do liquidificador, coloque o leite de coco, o óleo, o milho, o vinagre, o açúcar e o sal. Bata até obter uma consistência cremosa.
- Se o seu liquidificador for menos potente, transfira a massa batida para uma tigela e continue misturando o fubá e o coco ralado com uma colher de pau. Caso contrário, adicione o fubá e o coco ralado diretamente no liquidificador e então bata até obter uma mistura homogênea.
- Por fim, adicione o fermento e mexa até incorporar. Essa etapa é rápida, pois o fermento começará a agir imediatamente devido ao vinagre.
- Abaixe a temperatura do forno para 180ºC.
- Despeje a massa na forma preparada e leve ao forno.
- Sirva quente, morno ou frio, do jeito que preferir. Uma dica é adicionar uma manteiguinha (eu usei uma vegana) na fatia ainda quente, proporcionando um sabor delicioso.
- Aguarde até que o bolo comece a cheirar. Observe que ele vai ficar dourado. Faça o teste do palito ou do garfo para saber se a massa assou bem.
- Após retirar o bolo de milho vegano do forno, espere um pouco para da assadeira apenas após de frio, se tirar antes, ele vai quebrar.
Dicas e Comentários Finais
- Caso você opte por usar milho congelado, certifique-se de esperar que ele descongele completamente ou substitua o óleo de coco por outra opção que não solidifique tão facilmente em baixas temperaturas.
- Quando o bolo é de cor amarelada, pessoalmente gosto de untar a forma com fubá, pois evita que o bolo apresente aquelas marcas brancas da farinha de trigo. No entanto, se preferir, pode usar farinha de trigo para untar.
- Em vez de usar água, você pode optar por leite de amêndoas (receita aqui), leite de amendoim (aqui) ou até mesmo leite de coco caseiro (aqui). No meu caso, escolhi usar água por ser mais fácil, econômica e porque não percebi uma diferença significativa ao usar leites vegetais.
- Uma alternativa interessante é utilizar os resíduos do leite de coco no lugar do coco ralado.
- Sobre o uso de vinagre em bolos. Ele reage com o fermento e ajuda a deixar a massa mais fofa, sem deixar nenhum sabor indesejado no bolo.
Agora é só provar e se surpreender com essa opção vegana que agrada a todos os paladares!
Você pode gostar também:
https://eusounatureza.com.br/pipoca-doce-saudavel/
https://blog.ecooar.com/o-homem-microbiano-uma-abordagem-ecologica/